RMSL
Atividades

Dia Mundial dos Oceanos

Celebramos o Dia Mundial dos Oceanos para lembrar a todos o importante papel que os oceanos têm na vida quotidiana.

Celebramos o Dia Mundial dos Oceanos para lembrar a todos o importante papel que os oceanos têm na vida quotidiana. Eles são os pulmões do nosso planeta, fornecendo a maior parte do oxigênio que respiramos. O objetivo do Dia é informar o público sobre o impacto das ações humanas no oceano, desenvolver um movimento mundial de cidadãos para o oceano e mobilizar e unir a população mundial num projeto para a gestão sustentável dos oceanos do mundo. Eles são uma importante fonte de alimentos e medicamentos e uma parte crítica da biosfera.

O tema de ação para 2018: prevenção da poluição de plástico e soluções encorajadoras para um oceano saudável

A poluição de plástico está causar um enorme impacte aos nossos recursos marinhos. Por exemplo:

  • 80% de toda poluição no oceano vem de terra.
  • 8 milhões de toneladas de plástico por ano acabam no oceano, causando estragos na vida selvagem, pesca e turismo.
  • A poluição de plástico custa a vida de 1 milhão de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos por ano.
  • Os peixes comem plástico e nós comemos o peixe.
  • O plástico causa cerca de 8 mil milhões de dólares por ano em danos aos ecossistemas marinhos.

A Declaração do Dia Mundial dos Oceanos, em 2008, catalisou a ação em todo o mundo. Vinte e cinco anos após o primeiro Dia dos Oceanos ter acontecido no Rio de Janeiro na UNCED, um evento especial em 8 de junho marcou sua celebração durante a Conferência Mundial das Nações Unidas realizada de 5 a 9 de junho de 2017. A Conferência do Oceano foi convocada para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


Toda gente precisa fazer a sua parte. Você pode fazer a diferença hoje - e todos os dias - fazendo coisas simples como carregar sua própria garrafa de água, chávena de café e sacos de compras, reciclando o plástico que compra, evitando produtos que contenham microplásticos e fazendo voluntariado em limpezas locais“. António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas


Mas informações em:
http://www.worldoceansday.org

Worldoceansday