RMSL
Atividades
Praias

International Coastal Cleanup, 15 de setembro 2018

A Limpeza Costeira Internacional começou há mais de 30 anos e a edição de 2018 terá lugar no dia 15 de setembro.

A Limpeza Costeira Internacional começou há mais de 30 anos, quando as comunidades se uniram com o objetivo comum de recolher e documentar o lixo no litoral. O movimento foi catalisado pela paixão e pelo espírito de duas pessoas. Em 1986, Linda Maraniss mudou-se para o Texas de Washington, DC, onde trabalhava para a Ocean Conservancy. Inspirou-se no trabalho da sua colega da Ocean Conservancy, Kathy O'Hara, na elaboração de um relatório inovador chamado “Plásticos no Oceano: Mais do que um problema de lixo” que seria publicado no ano seguinte.

Linda e Kathy mobilizaram empresas locais e outros dedicados amantes do oceano e planearam o que se tornaria a primeira Limpeza da Ocean Conservancy. Convidaram os voluntários para irem além da recolha de lixo e registrarem cada item recolhido num formulário padronizado, a fim de identificar formas de eliminar o lixo oceânico no futuro.

O evento cresceu significativamente nos 30 anos desde a primeira limpeza de Linda e Kathy. Voluntários de estados e territórios nos EUA e em mais de 100 países reúnem-se a cada ano e participam num evento de limpeza próximo deles.

A APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho colabora anualmente na campanha de limpeza costeira internacional organizada pela Ocean Conservancy, assim, para mais informação consultar:

https://www.aplixomarinho.org/aplm-e-o-icc