RMSL
Atividades
Praias

RMSL apoia projeto "TransforMAR"

A APA através da Iniciativa do “Rio ao mar sem lixo” apoia a o projeto “TransforMAR” promovido pelo Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e).

A Agência Portuguesa do Ambiente através da Iniciativa do “Rio ao mar sem lixo” apoia a o projeto “TransforMAR” promovido pelo Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e) com o  objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância da adopção de  comportamentos mais responsáveis em relação aos materiais plásticos e para os princípios da economia circular. A iniciativa, que percorreu as praias de norte a sul do país numa grande campanha de recolha de resíduos plásticos, transformará os resultados da recolha em benefícios diretos para as praias e comunidade, evitando que o seu destino final seja o mar.

De 15 de junho a 19 de Agosto o projeto “TransforMAR“ percorreu 14 praias, de norte a sul do país, através da disponibilização de um depósito próprio onde os veraneantes colocaram plástico – o plasticódromo –, para que o mesmo possa ter uma nova vida e não acabe no mar. 

O projeto “TransforMAR” que também teve o apoio da Quercus esteve nas seguintes praias: Leça da Palmeira e Matosinhos (Matosinhos), Baía (Espinho), Furadouro (Ovar), Aguda (Vila Nova de Gaia), Relógio (Figueira da Foz), Carcavelos (Cascais), Santo Amaro (Oeiras), CDS (Almada), Armação de Pêra (Silves), Rocha (Portimão), Pescadores (Albufeira) e Quarteira (Loulé).

O projeto TransforMAR recolheu 88 mil unidades de plástico nas praias portuguesas, o equivalente a 1,5 toneladas de material plástico.

Motivado pelos bons resultados do projeto, o Lidl Portugal abriu as candidaturas às câmaras municipais que queiram receber o TransforMAR durante o verão de 2019.