O que é lixo marinho
Lixo Marinho é qualquer material sólido persistente descartado, fabricado ou transformado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro constituindo um enorme desafio para a sociedade dos nossos dias e futura devido às significativas implicações ambientais, económicas, sociais, políticas e culturais. A presença do lixo marinho cria um impacto negativo na zona costeira e nos ecossistemas marinhos assim como nos serviços que eles fornecem afetando no final a vida e bem-estar das populações
É vasto o número de trabalhos científicos sobre as ameaças que o lixo marinho coloca à vida selvagem e aos ecossitemas marinhos, com impactos tão variados como aprisionamento, ingestão, bioacumulação e bioampliação de substâncias químicas tóxicas que se libertam dos materiais de plástico ou estão adsorvidos e/ou acumulados nos seus fragmentos, facilitando a introdução de espécies não indigenas, danificando habitats e comunidades.
A origem geográfica do lixo observado em determinado local não é de facil identificação. Devido à sua capacidade de persistência, o lixo marinho pode ser transportado, de terra pelos rios, sistemas de drenagem, sistemas de tratamento de águas residuais, por ação das correntes marítimas, das ondas, do vento e das águas da chuva, ao longo de grandes distâncias e peramnece no ambiente marinho por um período indeterminado, tornando muitas vezes difícil a avaliação da sua rota, origem geográfica, temporal e setorial.
O Lixo Marinho tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia relaciona-se em grande medida nos padrões de consumo predominantes. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel, no entanto os estudos comprovam que para a maioria dos locais, pelo menos 70-75% dos materiais identificados são plástico.
O Lixo Marinho, e em particular a acumulação de lixo de plástico, tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo marinho pode ser transportado pelas correntes dos oceanos desde a sua origem até longas distâncias e pode ser encontrado em todos os compartimentos marinhos e mesmo em zonas remotas tais como ilhas desertas no meio do oceano ou no mar profundo, literalmente esta poluição está presente em todos os ecossistemas oceânicos. O lixo marinho tem, uma gama vasta de impactos adversos, quer para a fauna quer para a flora marinhas, bem como em termos sociais e económicos.